Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental. Há uma controvérsia acerca da aplicação do rótulo filosofia tanto ao caso do pensamento ocidental quanto do oriental. A questão é determinar o quanto o pensamento oriental, caracterizado pela profunda religiosidade e pelo foco na própria prática da vida humana, pode ser comparado com o pensamento ocidental, que, com algumas excepções, sempre foi mais voltado à contemplação especulativa do mundo.
A tradição representa um elemento vital para a compreensão da filosofia aristotélica. Em certo sentido, Aristóteles via o próprio pensamento como o ponto culminante do processo desencadeado por Tales de Mileto. A filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores. Ao mesmo tempo, trilhou novos caminhos para fundamentar as críticas, revisões e novas proposições.
Sem comentários:
Enviar um comentário